julie azevedo
Since 86. INFJ. Queer person. leitora & escritora. escuto música, bebo café e me preocupo demais com coisas que não deveria. Este blog tem mais de década de história, mas por aqui as coisas acontecem um pouco devagar.

Minha (nem tão) nova estante

Na verdade não é nova, é aquela mesma estante marrom escura, resistente, que eu já tinha antes de morar fora e então voltar. Ela está é com uma nova organização. Entretanto é aí que mora a controvérsia. Algumas pessoas podem dizer que ela está bagunçada; outras podem achar tudo bem essa distribuição, mas a maioria vai achar um ~absurdo~ o jeito que me organizo. Contudo estamos falando da MINHA estante e não de alguma outra pessoa. Então não importa o que digam. 


Por outro lado eu vim mostrar a ~heresia~ em que os meus livros estão dispostos, pois estante com muitos livros é estante com muitos livros, todo bom leitor adora, não estou certa?

Minha arrumação levou a tarde inteira. Não me decidia como organizar e mudei de lugar os livros algumas vezes antes de chegar a como ela está (como na segunda foto). Postei no Instagram e legendei que não estava tão satisfeita com a organização, porém depois de dias me acostumando com o que eu vejo aqui da minha mesa, estou aceitando bem mais como ficou, então provavelmente não mudarei muita coisa depois disso.
Claro que vai depender muito também, porque ao adquirir novos livros, ler livros, eles vão ser divididos em algumas das ~categorias~ que eu separei para colocar na estante. Mas isso é mais para o futuro, quando for lendo, comprando/ganhando os livros e eu for organizando novamente.

Então vamos às prateleiras (cliquem nas fotos para aumentá-las super e ver com detalhes os livros ;)


Bem, nessa primeira prateleira temos os autores preferidos que tenho um número considerável de livros, ou pelo menos alguns: Erico Verissimo, Clarice Lispector, Susan Sontag, George Orwell, Gabo, Saramago (ok, o Saramago tá aí porque sou pretensiosa, pois ainda não o li), Neil Gaiman, Jane Austen e Tolkien (que na verdade ficou na segunda prateleira por falta de espaço). Também estão dispostos alguns livros únicos de autores dos quais li apenas um livro, mas se tornaram favoritos da vida. Como por exemplo Ana C., A Redoma de Vidro da Sylvia Plath, Hibisco Roxo da Chimamanda.


Na segunda, então, temos Tolkien e C. S. Lewis com seu maravilhoso As Crônicas de Nárnia. O Em Busca do Tempo Perdido do Proust, que está aí por ser uma saga importante e por serem livros de edições muito bonitas. Aqui há também o começo de outra ~categoria~: os livros da Cosac Naify (separei mesmo! Gostava muito da editora e os livros são lindos, me deixem).


Na terceira, de cima para baixo, temos a continuação dos livros da Cosac, que se vocês perceberem, nem tenho tantos assim. Aí uma invenção meio que de última hora. Coloquei juntos alguns livros que eu dividi como biografias/memórias/relatos/entrevistas, e algo que seja parecido com isso. O início dessa se dá no livro Shakespeare and Company, da Sylvia Beach, até o fim dessa mesma prateleira com a biografia do Will Eisner.


Já na quarta prateleira temos os livros não lidos que não entraram nas outras categorias. E que são livros únicos de autores que não conheço, em sua maioria. Temos o Milan Kundera aqui, que é um autor já lido. Porém como possuo três livros desse escritor, mas apenas um lido, eles ficaram nessa prateleira. Quando eu ler mais um destes ele irá para outra prateleira, provavelmente. Há também um Jeffrey Eugenides com uma situação diferente. As Virgens Suicidas dele é meu favorito, então está lá na primeira, já o A Trama do Casamento é não lido, por isso está aqui - parece confuso, mas juro que não é.


Aqui na penúltima temos o seguinte: até a série do Guia do Mochileiro são livros que já li que gosto muito/ favoritos e tal. Estão aqui porque sobrou esse espaço. Logo depois com os livros do Douglas Adams temos o que separei em Ficção Científica. Tem umas misturebas aí, como Star Wars, mas foi o que consegui fazer de melhor. Conforme for lendo ou adquirindo livros, pode ser que essa prateleira mude um pouco.


E para terminar, os quadrinhos (e o livro lindo do David Bowie logo no início). Aqui simplesmente separei por tamanho, do maior para o menor. E lá no cantinho ficaram três livros que não soube onde por. Aqui a distribuição não tem critério: tem as hqs não lidas e lidas todas misturadas mesmo.
Os mangás ficaram em uma outra "estante"/armário/sei lá como definir aquele móvel, que fica no corredor, juntamente com alguns outros livros, pois não coube todos os lidos juntos aqui na estante.

Num modo geral, para meu gosto, até que ficou bom. E como disse, conforme for lendo e me decidindo em que categoria o livro vai entrar (pode se tornar favorito; posso não gostar, aí ele será separado para venda/troca/doação etc.), ou adquirindo mais livros vou mudando algumas coisas aos poucos.
Pode não ser a melhor organização; provavelmente nem é mesmo, entretanto sabendo que eles estão guardados de maneira mais organizada possível, e não estão espalhados por aí, para mim já é uma vitória. Eu não tenho muitas frescuras quanto a isso não, gente. =P

E aí, ficaram com muita aflição? Hahaha. Como é que vocês organizam a estante, os livros de vocês?

J.

Comentários

  1. Oi, Juli! Aflição eu não fiquei, só não entendi muito bem kkkkkk (brincs, deu pra entender sim, quis dramatizar). Eu separo, atualmente, por não lidos e lidos; depois disso, por tamanho e só. Tá funcionando bem pra mim! Eu tenho um "mundaréu" de livros do Star Wars. Confesso que só os mantenho por querer honrar minha "fãnzicidade", mas no fundo não sei muito bem se tenho tanto interesse assim em ler. :( Preciso refletir mais sobre isso... Mas é que dá uma dó (apesar de que só um eu comprei, o resto ganhei de uma ex-amiga que tinha parceria com a editora, rs). Adorei o post, Juli. Tô tentando acompanhar mais os blogs, coisa que nunca tive muito costume. Nem sempre comento, mas tamo aqui. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha!
      Eu ia fazer assim como você faz, mas sei lá comecei a ver que dava pra separar em categorias, aí surgiu isso aí, hehe.
      Blogs ainda tem um charme ;)

      Beijins, e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Meu sonho de princesa é uma estante cheia de livrinhos assim <3
    Antes eu comprava muitos livros, hoje, confesso, nem tanto. Porém ano que vem pretendo voltar a ler com mais frequência e quem sabe um dia eu consiga um cantinho tão lindo quanto o teu :)

    Beijos!
    www.memorizeis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Viviane! Fico feliz que tenha gostado do meu cantinho :D
      Ler é um prazer na vida, sabe. Que bom que irá voltar com o hábito. ^^

      Beijins!

      Excluir
  3. Eu gostei dessa arrumação huahuahua a minha também é meio confusa! Temos vários livros em comum *-*, inclusive essa linda coleção do George Orwell <3

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está agradando, viu! Achei que todo mundo ia achar estranho que eu não separo por sobrenome do autor. xD
      George Orwell é demais!

      Beijins!

      Excluir
  4. Sua estante virou minha nova meta de vida e sonho de consumo número um - além de alvo de muita inveja amiga, devo admitir (desculpa).

    Sério: QUERO. APENAS QUERO. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, que isso, Carolina, minha estante é bem simples, tem nada de mais :)
      Mas que bom que gostou tanto assim, fico lisonjeada <3

      Beijins!

      Excluir
  5. eu adoro essas organizações que só nós sabemos como é, amei a estante não a nada melhor que uma estante cheiinha mesmo, a minha esta organizada por cores por enquanto e acho lindo


    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Caroline, fico muito contente :)

      Beijins!

      Excluir
  6. Ah, também tenho um cantinho só para os livros da Cosac na minha estante, super te entendo. E olha, acho lindas aquelas estantes separadas por cores, por editoras ou organizadas por ordem alfabética, lindas, mas impraticáveis. Acho esse tipo de organização que você fez mais orgânica porque ela realmente reflete seus hábitos enquanto leitora e para mim tem que ser assim mesmo. Diferente de você não separo meu livros não lidos dos lidos, está tudo junto e misturado aqui, mas tenho alguns cantinhos da minha estante dedicados ao Tolkien, ao Harry Potter, à Cosac (para essa editora abro exceção rsrs), aos livros de Star Wars, os de divulgação científica, as hqs e os do projeto de leitura volta ao mundo em 198 livros, o resto eu tentei separar por gêneros, mas em alguns nichos da estante a "bagunça" impera, hahaha. Até a próxima vontade de reorganização aparecer estou feliz com ela.
    Adorei o post, tenho vontade de fazer um desse para o blog (a Maria até me 'intimou' a fazê-lo uma vez), mas ainda não criei coragem. Como as estantes estão cheias de pó, na próxima limpeza vou aproveitar e tirar algumas fotos! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Núbia, você definiu o porquê de eu arrumar assim <3 Que bom que entendeu, hehe. Achei que a maioria ia achar estranho, mas pelo visto uma organização mais pessoal agrada bastante :)

      Ah, faça o post da sua estante, sim! Ia adorar ver ^^

      Beijins, e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Eu amo o jeitinho único de cada pessoa organizar sua estante, porque eu ainda não tenho uma, daí fico babando na dos outros pra ver se a dorzinha de não ter uma passa. xD
    A tua estante é linda, adorei a cor e a separação de cada prateleira e guess what? Tu tens quase todos os livros que estão na minha lista de quero-ler! O mais-mais que estou desejando é o A Redoma de Vidro, quero muito conhecer a escrita da Sylvia. Acho que a prateleira que mais amei foi a da Cosac, mas a estante em si tem muito amor envolvido. Parabéns!

    Xoxo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Haise! Fico tão contente que tenha gostado e apreciado a estante ^^

      Com dedicação você terá uma estante tão boa ou até melhor que a minha ;)

      Beijins!

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentário e pela visita! ♡
Responderei assim que puder ;)